MECDad é um mestrado desenvolvido no âmbito da UNI.AO

Em Angola, como no resto do mundo, com o advento da nova revolução industrial e da tecnologia digital, houve uma evolução muito forte nos requisitos industriais para as competências dos engenheiros em geral, em termos de utilização de dados para identificar expectativas ou necessidades, o domínio dos processos industriais que integram a tecnologia digital, a organização óptima da manutenção, etc. Além disso, perante o aumento do volume de dados e a sua diversidade (heterogeneidade), o engenheiro é confrontado com a sua gestão tanto na concepção como na produção, sem que estas competências sejam adquiridas durante a sua formação anterior, incluindo a licenciatura.

A partir desta observação, a formação de mestres requer a aquisição de competências para implementar os métodos da "ciência de dados", para que possam estar operacionais sobre estes novos problemas da indústria. Esta questão é hoje em dia uma questão importante na grande maioria das empresas industriais, e constitui um grande desafio para a competitividade destas empresas.

Este mestrado visa responder a estas expectativas, permitindo aos estudantes formados adquirirem as competências requeridas pelas empresas, contribuindo assim para o aumento da empregabilidade.